sábado, 5 de dezembro de 2009

Chiede - Kimbo




Na zona do Chiede os povoados nativos eram chamados de Kimbos. Normalmente eram constituídos por várias palhotas circulares, que eram circundadas por ramos de arvores que constituiam uma espécie de paliçada que era suposto proteger dos animais selvagens, que nunca vi, mas que se dizia existirem na região.
Nos arredores dos kimbos cultivavam uma espécie de "painço" que depois de fermentado produzia uma bebida alcoólica chamada "belunga". Cheguei a provar mas sinceramente não fiquei fã.
Tambem apanhavam em determinadas árvores, lagartas de um tamanho considerável, que depois de secas ao sol constituiam, diziam, um manjar dilicioso. Um dos Alferes da Companhia não gostando que a sua "lavadeira" usasse tal insecto na sua dieta alimentar, bem tentou dissuadi-la disso, chegando mesmo a comprar periodicamente carne no talho de Pereira d'Eça, para a que a dita lavadeira delas abdicasse. Tanto quanto sei não conseguiu... mas tambem me não lembro se ele abdicou da lavadeira....
Quando recentemente me desloqueia Angola, fomos almoçar a um restaurante de luxo (pelo menos era muito caro) na baixa de Luanda perto dos Correios. Não é que um dos aperitivos servidos eram essas "lagartinhas"? E não é que os meus colegas que tiveram a coragem de provar disseram que eram muito saborosas?
Se algum dia voltar ao Chiede, Namacunde ou Santa Cruz provarei eu também... mas só lá. Em Luanda, por certo que não terão o mesmo sabor...

2 comentários:

Mário Ferreira da Silva disse...

Caros camaradas de armas.
Embora tenha autorização na recolha das imagens, solicitava a possibilidade de fornecer o nome do autor das fotos, para que se conste nas mesmas, ou pode-se colocar só C.C.3482?
É para dar a conhecer as terras por onde andamos, atravé da divulgação, não seremos tão esquecidos.
As fotos é para enriquecer o site abaixo, na pasta "Angola em imagens"

http://www.prof2000.pt/users/hjco/hjco/

Um abraço
Mário Silva
O padeiro C.C.3387

Ranger disse...

Caro Amigo,
Penso que ainda não respondi... Estas fotos foram tiradas por mim e pode usá-las desde que não para fins comerciais. Se as utilizar pode fazer referência ao Blog... será tambem uma forma de o publicitar.
Um abraço
JA