domingo, 25 de novembro de 2018

Recordar...

E continuo a publicar uma outra fotografia que o nosso amigo Joaquim Almeida me enviou. Está relacionada por certo com a pior noite que passei em Angola. Eu e muito provavelmente os cerca de 30 companheiros que me acompanharam no assalto a uma "base inimiga" situada perto do Lué. Tinha ideia de termos trazido cinco crianças, que conseguimos recuperar antes de começarem os tiros e o bombardeamento com o morteiro sessenta, mas só tinha fotografias com quatro... o quinto é a criança que está ao colo da mulher que também recuperámos, juntamente com o marido, que aparecem nesta fotografia. Algo que nunca contei: Já depois de ter decidido quem participaria no "assalto" (4º GC e a secção de GE's) tivemos de atravessar um riacho, sobre o qual se encontrava "deitada" uma árvore que servia de "ponte". Eu que nunca me dei bem com "equilibrismos", quando ia a meio da árvore caí no riacho. O Geremias, que ia à frente com os GE's, virou-se para trás e quase gritou: " Filho da Puta" não faz barulho! (ainda era de noite). Penso que nunca soube que tinha sido o Alferes a dar o trambolhão". "Meu Deus! O que por lá passamos. PORQUÊ? Esta foi a operação em que a formação em Lamego mais me ajudou... mas a troco de quê? De quantos mortos e feridos? Lembro-me do VAZ que, durante a retirada, trouxe sempre às costas, a miúda com a "saia" branca. E depois, quando da recolha, aconteceu e episódio do "Piriquito", que deixei no local de recolha porque se afastou um pouco e adormeceu...
Um abraço a todos os companheiros do 1º e 4ºs Grupos de Combate e da secção de GE's de Nambuangongo, que também participaram nesta operação.

4 comentários:

Alf. Mil. Oliveira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Alf. Mil. Oliveira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Alf. Mil. Oliveira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
José Abrantes disse...

Ainda bem que colocaste o comentário "em triplicado". Pode ser que assim alguém leia, o que duvido. Já são muito poucos os que continuam a seguir e a participar no blogue, o que lamento. Por certo que haveria imensas coisas "a construir" e a relembrar. Mas como tudo acaba... um dia deixará de haver mensagens e fotografias aqui colocadas e deixará também de existir o ultimo combatente da guerra colonial.