terça-feira, 17 de novembro de 2015

Bosquímanos




Certamente que se recordam de ter referido um grupo de pessoas que encontramos (o 1º Grupo de Combate) na savana africana, quando, no decorrer de uma operação com origem no Chiede, nos deslocamos mais para o interior, perto da fronteira com o Sudoeste Africano. Nessa altura referi um grupo de 15/20 pessoas, que encontramos em plena savana.
Já me não lembro bem que tipo de contatos fizemos ou tentamos fazer com esse grupo. Se alguém, daqueles que me acompanhavam nesta operação, tiver alguns elementos que possam ser acrescentados a esta notícia, agradecia muito que me enviassem todos os dados possíveis.
Lamento e lamentei quando descrevi este episódio pela primeira vez, não ter tirado qualquer fotografia... O Santos (furriel) que habitualmente fotografava tudo, pode tê-lo feito. Se assim tiver acontecido, faz-me chegar o que tenhas para publicar.
Lembro-me que essas pessoas eram mais asiáticas do que africanas, pela cor da pele e os olhos rasgados, tipo raça mongol.
A primeira notícia sobre este grupo despertou a curiosidade de estudiosos dos chamados bosquímanos, que, hoje, tenho a certeza de que eram. Toda a informação que me possam dar será muito apreciada.
Eram muito parecidos com as pessoas que estão na fotografia que junto agora. A vaga ideia que tenho, prende-se com as crianças, que andavam nuas, mas que eram extremamente belas, de uma beleza exótica.
Foram momentos como este que nós vivemos em Angola, que compensam todo o sofrimento que por lá tivemos...
JA